quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Chicken adobo para salvar

Sabe que às vezes é bom ter gente em casa? Não sou muito de chamar sempre os amigos para me visitar, mas sou daqueles que sempre aparece na casa alheia. Esta foi a primeira vez que chamei pessoas pra cá e cada um preparou alguma coisa. Embora eu tenha preparado o frango (receita filipina, e agradeço porque eu consegui prepará-la em pouco tempo) e uma amiga da Indonésia preparou o arroz com os acompanhamentos (tempeh, tofu frito e um molho de amendoim com algumas coisas que não consegui identificar, mas estava muito saboroso, obrigado Fatma!). A gente também teve uma bebida muito diferente que eu não sabia que fruta era aquela... Pra mim era lichia, mas disseram que não era, então... Abaixo umas fotinhas toscas da nossa comida.




Ah, e o frango? Bom, tem a receita no Youtube ensinando o passo a passo, mas ela é relativamente fácil :) E muito delícia! Recomendado.


Chicken adobo
(Receita levemente modificada de Maangchi/Josephine)

Ingredientes:
  • 1kg de coxa de frango desossado, limpos (remova a gordura e excesso de pele) e em pedaços
  • 1/2 xícara de vinagre branco
  • 2 folhas de louro
  • 1/4 de colher de chá de pimenta do reino branca
  • 6 dentes de alho amassados
  • 2 xícaras de leite de coco
  • 1 xícara de creme de coco*
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 colher de chá de nam pla (molho de peixe, é facilmente substituível por pasta de anchovas ou você pode simplesmente substituir pela mesma quantidade de molho de soja, apesar de não dar o mesmo sabor e aroma característico)
Método:
  1. Coloque o vinagre, os dentes de alho, a pimenta do reino e o louro em um recipiente branco e misture bem. Acrescente o frango e misture até envolvê-los por completo. Deixe marinando por pelo 30 minutos ou até 2 horas antes de continuar. Não deixe marinando por mais do que esse período, ou o frango poderá ficar muito macio e desmanchar no vinagre.
  2. Em uma panela em fogo alto, acrescente uma colher de sopa de óleo vegetal e doure os pedaços de frango. A receita original não deixa dourar tanto, mas eu prefiro que dourem bem pois confere um sabor melhor no final. Não descarte o molho de vinagre.
  3. Após dourado, junte as duas xícaras de leite de coco junto com o molho de vinagre (incluindo a folha de louro e os dentes de alho) e misture bem. Diminua o fogo para médio e deixe cozinhando por 20 minutos ou até que o leite de coco tenha engrossado.
  4. Acrescente o sal, o nam plá (ou pasta de anchova ou molho de soja), o creme de coco. Misture bem e deixe cozinhando por mais 5 minutos. Sirva com arroz quente.
*se não tiver creme de coco, substitua pela mesma quantidade de leite de coco. Irá demorar mais para engrossar, mas o sabor ficará muito próximo ao feito com creme de coco. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário