segunda-feira, 11 de junho de 2012

E se teimosia compensasse...

É... Se teimosia compensasse tanto assim, eu acho que eu seria o homem mais bem sucedido do mundo. Começando pelo fato da minha teimosia rivalizar-se com o meu orgulho - vejam bem, pelo nível da conversa aqui, podem perceber o quão grande essas minhas duas "companheiras" são, não é? Claro, há pontos positivos nisso tudo. Posso dizer que consegui boa parte das minhas conquistas na vida insistindo e nunca desistindo, na medida do possível. Mas também posso dizer que perdi oportunidades, na vida profissional e, mais do que o óbvio ululante, na vida pessoal. Sabe aquela história que toda criança sonha com uma máquina do tempo...? Não chegaria a pediria nem um ano. Talvez apenas alguns meses seria o bastante. Mas enquanto os cientistas não descobrem como realizar tal feito, a gente tenta consertar os estragos que foram feitos agora, no presente (apesar de não dar muito certo, mas ignorem minha incompetência).

Falando nisso, lembrei-me de uma frase. Sabem por que o agora se chama "presente"? Porque o passado é história, o futuro é um mistério e o agora é uma dádiva, por isso chama-se presente. Não me recordo muito bem onde eu o li, mas provavelmente foi algum amigo Facebookeiro enfeitando sua timeline. Mas voltando ao assunto da teimosia (com direito a acompanhamento de orgulho, heh)... Estou começando a considerar que a união dessas duas é o que dá origem à caixa-preta onde guardamos tudo aquilo que nos negamos a revelar até para os nossos melhores amigos. Talvez eu devesse separá-las e dar um belo castigo em cada, mas por enquanto uma ajuda a outra, e a situação só se complica cada vez mais. Tsc. Pelo menos consigo tirar uma lição nessa história toda.



Quando o assunto é comida, acho muito válido contar com toda a insistência impregnada na gente. Tentei várias receitas de brownies antes e somente essa funcionou. E como funcionou! É o que chamam de fudgy brownie - e, pessoalmente falando, é o meu tipo de brownie favorito. Ai se tudo na vida pudesse ser simples como cozinhar: só comprar novos ingredientes e fazer de novo até acertar. Seria tudo mais simples!


Fudgy Brownies
(Receita original de Laura Vitale)

Ingredientes
  • 142g de manteiga sem sal
  • 1 xícara de açúcar cristal
  • 2 colheres de chá de extrato de baunilha
  • 2 ovos grandes
  • 2 colheres de sopa de água morna
  • 1 colher de chá de pó de café expresso
  • 198g de chocolate meio-amargo, derretido
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • 1 colher de sopa de cacau em pó
  • 2/3 de xícara de farinha de trigo
Método
  1. Pré-aqueça o forno a 180 graus celsius. Unte uma forma quadrada de 20x20 cm e forre com papel manteiga. Reserve.
  2. Bata a manteiga com o açúcar até ficar branco e cremoso. Misture o pó expresso com a água morna e adicione na mistura de manteiga com açúcar, misturando até incorporar bem. Adicione a baunilha, os ovos e misture bem novamente até resultar em uma mistura homogênea.
  3. Adicione o chocolate derretido e bata bem, adicionando em seguida todos os ingredientes secos e misturando até apenas ficar incorporado. Cuidado para não bater demais ou a massa criará liga e o bolo endurecerá.
  4. Despeje a mistura na forma pré-untada e asse por 40 a 45 minutos. O ponto certo é quando um palito inserido no centro saia com alguns pedaços de brownie grudado. Se for massa crua, volte a assar por mais alguns minutos e cheque novamente. Cuidado para não assar além do ponto.
  5. Retire e deixe descansar na forma por 5 minutos, retirando em seguida, deixando terminar de esfriar sobre uma grade antes de servir.

Um comentário:

  1. Junji, brownie pra mim é aquele molhadinho, com nozes, bem quentinho.. hmmm que fome!

    Esse seu está com uma aparência ótima! Valeu a pena esperar! :D

    ResponderExcluir