quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Bolo de frutas para o Ano Novo que já passou

Ultimamente tenho tendo surtos enormes de preguiça para continuar o estudo do mestrado. Temas não atrativos para mim, interesse por outra área que, diga-se de passagem, não tem nada a ver com a minha formação mesmo... Ou simplesmente pelo fato de estar achando a ideia de ter iniciado o curso de computação há seis anos atrás um erro enorme... Enfim, de nada adianta resmungar e amaldiçoar o passado.

Pelo menos a cozinha me deixa bastante animado. Mesmo sobrando um mínimo de tempo para utilizar-me dela nos últimos tempos, o fato de conseguir ler os blogs que eu gosto e marcar o que gostaria de fazer num futuro não tão distante, assim espero, me deixa mais calmo. Em partes, mas isso não vem ao caso...

Só de lembrar do bolo de frutas que havia achado no blog da Akemi, me faz querer fazê-lo de novo, mesmo que só meia receita só para mim, hehe. O sabor de laranja fica bem acentuado e, como dito, fica mais saboroso com o passar do tempo. Consegui esperar um pouco mais de uma semana, mas infelizmente não consegui degustá-lo depois desse tempo. Espero que quem tiver ficado com eles, tenha gostado do bolo :) Se um dia chegar a ler esse post, agradeço-lhe por ter compartilhado essa receita conosco, Akemi!


Bolo de frutas com licor de laranja
(Retirado do Pecado da Gula e levemente adaptado)

Ingredientes:

Bolo
  • 250g de manteiga sem sal, amolecido
  • 150g de açúcar
  • 4 ovos grandes
  • 225g de farinha de trigo
  • 100ml de licor de laranja Grand Marnier* para regar
Frutas
  • 350g de frutas secas variadas
  • 100ml de suco de laranja
  • 100ml de licor de laranja Grand Marnier*
  • 100g de cerejas ao Marasquino drenadas
Método:
  1. Na noite anterior, prepare as frutas: junte as 350g de frutas secas, picadas, em uma tigela grande com o suco de laranja, o licor de laranja e as raspas da laranja. No dia seguinte, acrescente as cerejas ao Marasquino drenadas e picadas à mistura. Eu utilizei 300g de frutas cristalizadas e 150g de cerejas que havia encontrado por aqui (não eram ao Marasquino).
  2. Pré-aqueça o forno a 140°C e unte uma forma de 20x20cm (eu utilizei a minha de 21x21cm).
  3. Em uma tigela grande, bata a manteiga com o açúcar até ficar fofo (como eu não tinha batedeira na época, fiz à mão com colher de pau).
  4. Adicione os ovos um a um, misturando bem até que esteja bem incorporado antes de adicionar o próximo.
  5. Junte a farinha de trigo e misture somente até ficar homogêneo e não haja nenhum grumo de trigo na massa. A massa ficará densa.
  6. Adicione todo o conteúdo das frutas e o líquido, se houver algum, misturando com uma espátula para que se distribua as frutas igualmente pela massa. Nesse ponto ela ainda continuará densa, mas misturável e nada que exija uma força bruta de seus braços para mexer a espátula.
  7. Despeje na forma e asse por 1h, fazendo o teste do palito antes de retirar do forno.
  8. Ainda quente, desenforme o bolo e regue o licor de laranja por cima, retirando o papel manteiga das laterais e deixando sobre uma grade para esfriar.
  9. Assim que frio, retire o papel manteiga e embale em papel alumínio por uma semana antes de começar a consumí-lo.
p.s.: não tinha Grand Marnier e utilizei o Cointreau no lugar.

5 comentários:

  1. Oia eu aqui de novo! rss Imagina se eu ia deixar de vir conferir seu bolo de frutas??? Que bom que gostou e vc foi forte em conseguir esperar 1 semana para degustá-lo! Sugoi!
    Que pena que o curso não esteja sendo como gostaria, mas quem sabe vc não tenha encontrado outra vocação na cozinha! Quando trabalhava aí cozinhar para mim era uma terapia, uma forma de desestressar do dia desgastante por mais estranho que possa parecer. Voltava depois de 3 horas de zanguio e ainda tinha pique para assar bolo, sovar um pão e ia dormir feliz geralmente depois da meia noite para acordar as 6! Coisa de doido ne? rss
    Obrigada por me citar e espero que tudo se ajeite para vc! Se precisar de alguma coisa estamos aí! ;)
    Bjss e boas fornadas em 2012

    ResponderExcluir
  2. O bolo ficou lindo! Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Hummm

    Que delicia...

    Bom findi!!!
    Beijinhos Jê!

    ResponderExcluir
  4. eeeeeeO fiquei com todos os bolos SÓ pra mim ohohohohoohohoooho
    Comi tudo nhaminhami

    ResponderExcluir
  5. Junji, pela aparência dele deve ter ficado uma delícia! Sou gamada nesses bolos mais densos, não curto muito os fofinhos! Hehehehe!

    Beijo!

    ResponderExcluir